Cidades

Golfinho encontrado morto na Praia da Avenida é o sexto em menos de 15 dias

Segundo o Instituto Biota, todos os seis animais são da espécie Sotalia guianenses (Boto-cinza)

Por Tribuna Hoje com Instituto Biota 29/03/2024 09h58 - Atualizado em 29/03/2024 19h28
Golfinho encontrado morto na Praia da Avenida é o sexto em menos de 15 dias
Golfinho encontrado morto na Praia da Avenida - Foto: Instituto Biota / Cortesia

O Instituto Biota informou na manhã desta sexta-feira (29) a morte de mais um golfinho na orla alagoana, o sexto em um período de menos de 15 dias. Desta vez o caso foi registrado na Praia da Avenida, em Maceió, e o animal era uma fêmea.

O Biota recebeu a informação do encalhe na noite de quinta-feira (28), mas só pôde enviar equipe nesta sexta pela manhã. 

Outro detalhe é que os seis golfinhos encontrados mortos nessas últimas duas semanas são da espécie Sotalia guanesis (Boto-cinza).

Presidente do Biota, Bruno Stefanis divulgou que este último golfinho tinha marcas lineares sugestivas de emalhe em rede pesca. Além disso, os outros encontrados recentemente tinham sinais de corte de faca.

Segundo Bruno, apenas de um foi achada só a carcaça. "São animais costeiros que andam nas mesmas áreas de pesca em nosso litoral, o que pode ter uma relação com o aumento do esforço de pesca com a chegada da Semana Santa", conta.

O levantamento destes 15 dias aponta que foram registrados três mortes destes animais em Maceió, duas em Japaratinga e uma na Barra de São Miguel.

(Foto: Instituto Biota / Cortesia)